O mercado digital é um dos que mais cresce no momento e cada vez mais pessoas se mostram interessadas em empreender na internet. E um dos trabalhos mais procurados é o de afiliado de produtos digitais ou físicos.
Afiliado é o profissional que indica produtos ou serviços feitos por outros e recebe comissão sempre que realiza uma venda. E para promover produtos, o Afiliado recebe um link exclusivo que identifica todas suas vendas.
Como o trabalho do afiliado depende da venda desses produtos, saber como divulgar um link do jeito certo faz toda a diferença na hora de gerar renda com esse trabalho.
Existem diversas maneiras de fazer isso, entre redes sociais, Marketing de Conteúdo e disparo de e-mails. Mas você sabe qual a mais indicada para o nicho em que você atua ou os produtos aos quais se afiliou?
É justamente isso que vamos abordar neste texto! Vou te apresentar 5 maneiras comprovadas e aprovadas para divulgar um link de Afiliado na internet e impulsionar o seu negócio digital.
Bora?
O que é um link de Afiliado?
Um link de Afiliado é um link exclusivo que permite rastrear a identidade do Afiliado responsável por aquela venda. Cada Afiliado possui um link exclusivo para cada produto ou serviço ao qual se afiliou.
Dessa forma, tanto a plataforma de Afiliados quanto o produtor conseguem identificar e aplicar as comissões de venda para cada Afiliado corretamente.
Esse endereço pode direcionar o usuário para uma página de vendas ou diretamente para o checkout de pagamentos.
Contents
5 maneiras de divulgar um link de Afiliado
Uma das dúvidas mais comuns entre quem está começando atualmente no mercado digital é exatamente como publicar seu link de Afiliado de maneira correta.
Muitos Afiliados iniciantes já escolheram um nicho de mercado e definiram as melhores estratégias de marketing, porém nunca conseguem realizar a tão sonhada primeira venda.
E o problema pode estar exatamente na hora de publicar o seu link de Afiliado. Sem escolher os canais corretos, toda a estratégia vai pro ralo.
Por isso, separei aqui algumas dicas para você publicar o seu link de Afiliado corretamente e iniciar suas vendas na internet.
Bora lá?
1. Tenha um blog
Uma estratégia de divulgação muito eficiente é usar um blog para compartilhar conteúdo relevante e de qualidade.
Nesse canal, você pode compartilhar postagens, listas e tutoriais abordando temas que são populares entre o seu público-alvo. Assim, sempre que alguém pesquisar na internet por esse assunto, poderá encontrar o seu conteúdo e conhecer mais sobre você ou o assunto.
E enquanto você apresenta essas informações e dicas, pode incluir, de maneira natural, o seu link de afiliado! A ideia é mostrar como o produto que você está divulgando pode ajudar o usuário a resolver um problema.
Embora os resultados de vendas em blog não apareçam tão rápido, essa é uma estratégia que não pode ser deixada de lado. O Marketing de Conteúdo permite ao Afiliado trabalhar sua autoridade, educar o mercado e acelerar a jornada de compra.
Nesse caso, é essencial conhecer as melhores estratégias de conteúdo na hora divulgar seu link de afiliado em blogs, como copywriting e SEO.
2. Use suas redes sociais
Quando falamos em estratégias de Marketing Digital para promover seu link de afiliado, não podemos deixar de citar as redes sociais.
As redes sociais permitem criar um relacionamento bem direto com o seu público, ao mesmo tempo que aumenta o alcance da sua marca e a sua autoridade.
Além disso, redes como o Facebook e Instagram têm suporte para diversos formatos de conteúdo, como vídeos, textos e imagens. Isso permite criar estratégias e abordagem variadas na hora de promover o seu link de Afiliado.
E o melhor de tudo é que as redes sociais podem ser utilizadas em conjunto com outros canais. Você pode, por exemplo, compartilhar blog posts ou vídeos em seus perfis do Facebook, nos Stories do Instagram… as possibilidades são muitas!
3. Aposte no e-mail marketing
Muita gente pensa que o e-mail morreu, se você pensa assim, você está redondamente enganado! Essa é uma das ferramentas mais poderosas do Marketing Digital e pode ajudar a divulgar links de afiliado.
Com o e-mail marketing, você dispara mensagens segmentadas para a sua audiência, constrói uma base de leads, ou seja, de compradores em potencial, e estabelece um canal de comunicação direto com o cliente.
Mas para que essa estratégia dê certo é fundamental construir uma lista de e-mails, ou seja, uma lista com dados de contato da sua audiência.
Depois de criar um blog, você pode oferecer para a sua audiência algum material educativo — como um ebook, uma planilha ou um infográfico — em troca do endereço de email da pessoa. Você também pode criar uma newsletter e disparar informativos semanais ou quinzenais para quem se inscrever.
Com base nessas informações de contato , você traça uma estratégia de disparos regulares com informações relevantes, ofertas e, claro, o seu link de Afiliado!
Mas lembre-se sempre de enviar emails apenas para quem permitir o recebimento das mensagens. Essa prática, além de se enquadrar como SPAM, ainda está em desacordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
4. Crie um canal no YouTube
Os vídeos são o tipo de conteúdo mais consumido na internet. Para você ter uma ideia, o consumo de vídeos na internet cresceu em 135% entre 2014 e 2018, segundo a Pesquisa Video Views do Google.
E os vídeos não servem apenas para divertir. Mais da metade das pessoas afirmam que os vídeos online ajudam na hora de escolher uma marca ou produto, de acordo com o Google.
Então, se você é um Afiliado, que tal criar um canal no YouTube, criar conteúdos em vídeo sobre algum assunto que você domina e, ao mesmo tempo, divulgar os produtos que você promove?
Em relação a outros formatos de conteúdo, os vídeos permitem abordar temas complexos de maneira muito mais didática e são mais fáceis de compartilhar.
Você pode, por exemplo, criar um canal com dicas relacionadas ao seu nicho e publicar tutoriais ensinando a resolver algum problema que o seu público enfrenta. E, na descrição do vídeo, pode incluir o seu link de Afiliado como sugestão de compra.
Existem muitas possibilidades na hora de criar conteúdo para o YouTube e, o melhor, não é preciso ter equipamentos caros para isso. Basta um celular com uma boa câmera, um cenário neutro e criatividade na hora de gravar!
5. Invista em tráfego pago
Até aqui, todas as dicas que demos se enquadram no chamado tráfego orgânico. São estratégias que não envolvem investimento direto na geração de tráfego para sites.
Além de divulgar seu link de Afiliado em blogs, sites e redes sociais, também pode criar anúncios pagos!
Você pode usar ferramentas como o Google Ads para criar anúncios que direcionam o usuário para o seu link de Afiliado. Outra opção é impulsionar alguma publicação de suas páginas em redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.
A grande vantagem de anunciar na internet é que todas essas ferramentas de segmentação permitem escolher o perfil exato de quem verá o seu anúncio. Assim, o seu anúncio aparece para quem tem mais interesse no produto ou serviço que você está divulgando.
Comece agora a divulgar o seu link de Afiliado
Existem muitas maneiras de divulgar um link de Afiliado na internet e aumentar as vendas. Seja por meio de blog, redes sociais, email marketing, vídeos ou anúncios, procure combinar a sua oferta com informações relevantes e que possam ajudar a audiência a resolver algum problema.
Além disso, procure estar nos canais que o seu público já costuma usar. Assim, você garante que o seu conteúdo chegará nas pessoas certas e realmente interessadas naquilo que você está divulgando.
E se você está começando agora nesse mercado ou quer escalar os seus resultados, que tal ler o nosso post com os 7 hábitos do afiliado de sucesso ?